O ciclo de debates sobre a Autorreforma do PSB promoverá o quarto evento nesta segunda-feira (31) com o tema “Revolução Criativa na Educação”. A live começará às 19h, nas páginas do Facebook do PSB e do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, que será um dos debatedores. A transmissão será aberta ao público que pode participar enviando perguntas durante a transmissão.
Também participam a presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, Anna Helena Altenfelder, e o titular da Cátedra Sergio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), Mozart Neves Ramos.
Carlos Siqueira convida para o debate
O presidente Siqueira reforçou o convite para o debate que abordará a Revolução Criativa na Educação proposta pelo PSB pelas redes sociais.
Revolução Criativa na Educação
A Autorreforma do PSB defende ensino fundamental gratuito e em tempo integral. Os socialistas acreditam que a educação é o principal instrumento de combate às desigualdades que caracterizam a sociedade brasileira. Por isso, o progresso educacional deve ser a base do desenvolvimento socioeconômico.
Leia também: Educação domiciliar pode enfraquecer ensino público
O PSB advoga por uma educação pública de qualidade como principal política social, pois permite à criança, ao adolescente e ao jovem, ter uma formação para a vida em geral, inclusive para o mundo do trabalho. Somente como política social de Estado, como educação crítica e criativa, poderá assegurar e promover a emancipação do indivíduo.
“Uma revolução criativa na educação, que corresponda à nova era do conhecimento e à rápida transformação tecnológica, precisa alterar radicalmente a própria formação de professores e alunos para a construção de homens e mulheres libertários, tolerantes e criativos.”
Autorreforma do PSB
Autorreforma do PSB
Após dois anos de um debate democrático, construído de forma colaborativa e aperfeiçoado a cada etapa, as 577 teses do Livro 4 da Autorreforma serão sintetizadas no novo programa do partido. As propostas serão submetidas ao Congresso Nacional dos socialistas, previsto para ser realizado entre os dias 26 e 28 de novembro deste ano.
O processo de debates do PSB foi iniciado na Conferência Nacional, em novembro de 2019, e propõe soluções concretas e inovadoras para o país nos âmbitos econômico, social, cultural e ambiental, por meio de um Projeto Nacional de Desenvolvimento.
Os cinco eixos temáticos do livro da Autorreforma são: Reforma do Estado; Economia: prosperidade, igualdade e sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável e economia verde; Políticas sociais e cidades criativas; e Socialismo criativo, democracia e o partido que queremos.
Ciclo de debates sobre a Autorreforma
O ciclo de debates sobre a Autorreforma teve início no dia 19 de abril vai até 26 de julho. A cada quinze dias, acadêmicos, especialistas e representantes de partidos políticos se reunirão de forma virtual, sempre às segundas-feiras, às 19h, para debater as teses do PSB. As discussões serão abertas à participação de qualquer interessado, em cumprimento à proposta dos socialistas de discutir a reformulação do partido com a sociedade.
As coordenações da Fundação João Mangabeira (FJM) nos estados e no Distrito Federal são responsáveis por organizar as discussões sobre cada tese da Autorreforma – proposta no cronograma prévio nacional – com a militância, parlamentares, chefes de Executivos estaduais e municipais do partido e população local. A intenção é adaptar as propostas à realidade de cada região e referendá-las nos congressos municipais (em setembro), e estaduais (em outubro) para, então, serem levadas ao Congresso Nacional, em novembro.
O post Autorreforma do PSB: Revolução Criativa na Educação em debate apareceu primeiro em Socialismo Criativo.