No segundo dia do XV Congresso da Autorreforma do PSB, a coordenadora Raissa Rossiter conduziu a leitura das propostas do Novo Programa do PSB durante o debate do Eixo Temático IV – Políticas Sociais e Cidades Criativas.
Leia também: Carlos Siqueira, Lula e Alckmin na abertura do Congresso do PSB
Acompanhada da secretária Magda Oyo e da relatora Adriana Silva, os participantes discutiram sobre os temas que integram a causa, entre eles: Seguridade Social; Saúde Pública; Educação Pública; Liberdade e Igualdade; Direitos Humanos e Movimentos Sociais; Segurança Pública; Reforma Agrária e Urbana; Cidades Criativas e Cultura.
A ocasião teve como objetivo discutir sobre os temas do Eixo, visando apresentar novas propostas para o PSB em todas as áreas correspondentes.
Iniciado com a leitura do manifesto, o momento contou com o apoio e sugestões dos participantes durante um debate favorável. Os delegados, vindos de vários estados do país, contribuíram para a construção de novas propostas para o livro.
Educação Profissional e Tecnológica
Durante a leitura, Raissa Rossiter mencionou sobre o papel da educação no combate à desigualdade social. O PSB ressalta que a educação pública de qualidade é a principal política social, pois possibilita a todos a oportunidade de uma formação para a vida em geral e uma preparação para a inserção no mercado de trabalho.
Leia também: Bolsonaro deixa educação brasileira ‘respirando por aparelhos’
Na nova tese, o partido acrescenta a defesa da implementação de programas de ensino de habilidades socioemocionais nas escolas, com o objetivo de criar um ambiente mais acolhedor como método de redução dos altos índices de doenças psicossomáticas e suicídio entre crianças, jovens e adultos.
O assistente social Antônio Araújo participou do debate como delegado, e ressaltou a importância da educação para o futuro da população do país.
“A educação é fundamental, hoje precisamos ter mais recursos e mais oportunidades, pois tem crianças fora das escolas e de creches”, aponta.
Ele também ressalta a influência do ambiente escolar no combate à desigualdade social. “Quando damos atenção especial desde o início, a gente constrói um Brasil melhor para a educação. Hoje nós temos muitos jovens envolvidos com crime organizado, pela vulnerabilidade e falta de oportunidades”.
A ocasião também mencionou sobre a importância e o papel do Sistema Único de Saúde (SUS). O PSB tem como objetivo avançar o Sistema, com a implementação de mais políticas de saúde e a ampliação no atendimento primário, além da intensificação de programas de formação de médicos destinados a atender serviços próprios do SUS.
“Por mais mulheres no poder”
Foi com o lema “por mais mulheres no poder” que a coordenadora Raissa Rossiter deu início à discussão sobre igualdade de gênero. O tema trouxe à tona a relevância de ampliar a luta pelo fortalecimento das políticas públicas para a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero, visando diminuir o alto índice de casos de feminicídio do país.
“É um momento histórico para nós mulheres, nessa caminhada que certamente temos muito chão pela frente, mas estamos felizes de ver que inclusive estamos vendo cada vez mais aliados homens nessa caminhada”, destacou.
Leia também: Mulheres socialistas participam de painel sobre autonomia e empoderamento
Raíssa aponta a importância da participação das mulheres na política, e o apoio que o PSB destina pela causa. “Eu creio que está surgindo e se aprofundando uma nova consciência dentro do ambiente político, em particular o PSB, de que é preciso identificar e prevenir meios de enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres, principalmente dentro do partido político, combatendo a violência política de gênero”.
Por Yasmin Rajab
O post Debate sobre Políticas Sociais e Cidades Criativas discute novas propostas apareceu primeiro em Socialismo Criativo.