Está marcado para esta segunda-feira (28), às 19h, o 6º debate sobre a Autorreforma do PSB. A live será transmitida pela página do PSB Nacional no Facebook e no canal do Youtube do partido. O tema do debate é “Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento e Cidades Criativas”.
O presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, fará a abertura e a moderação do debate. O dirigente socialista convidou para o evento pelas redes sociais.
Economia Criativa e Cidades Criativas em debate
O sexto debate sobre a Autorreforma do PSB que contará com a presença do prefeito socialista de Maceió (AL), João Henrique Holanda Caldas, conhecido como JHC, e da professora Ana Carla Fonseca.
Ana é administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Foi dela a primeira tese sobre cidades criativas no Brasil. Tem MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, é professora convidada no Brasil – na FGV –, na Argentina e na Espanha.
Ciclo de debates sobre a Autorreforma de PSB
Quinzenalmente, o PSB reúne de forma virtual acadêmicos, especialistas e representantes de partidos políticos para debater as teses que compõem o livro 4 da Autorreforma. O primeiro debate aconteceu em 19 de abril e o último está marcado para o dia 26 de julho.
Leia também: PSB discute as Reformas do Estado e o Novo Federalismo
As lives acontecem sempre às segundas-feiras, às 19h, na página no Facebook e no canal do Youtube do partido. As discussões são abertas à participação de qualquer interessado, visto que o PSB se propôs a discutir a reformulação do programa partidário com a sociedade.
O principal objetivo dos debates é adaptar as propostas à realidade de cada região e referendá-las nos congressos municipais (em setembro), e estaduais (em outubro) para, então, serem levadas ao Congresso Nacional, em novembro.
Autorreforma do PSB
Os debates para a construção do novo programa do PSB ocorrem há cerca de dois anos. As 577 teses do Livro 4 da Autorreforma serão a base para o novo documento que será submetido ao Congresso Nacional dos socialistas, previsto para ser realizado entre os dias 26 e 28 de novembro deste ano.
O principal objetivo das discussões em curso é a apresentação de soluções concretas e inovadoras para o país nos âmbitos econômico, social, cultural e ambiental, por meio de um Projeto Nacional de Desenvolvimento.
O livro 4 da Autorreforma está dividido em cinco eixos principais: Reforma do Estado; Economia: prosperidade, igualdade e sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável e economia verde; Políticas sociais e cidades criativas; e Socialismo criativo, democracia e o partido que queremos.
Cidades Criativas na Autorreforma
O PSB defende que o direito à cidade seja traduzido em um planejamento que ofereça aos cidadãos uma reforma urbana criativa, sustentável e igualitária, principalmente em meio a reforma tecnológica que estamos vivendo.
Segundo as teses da Autorreforma, o primeiro desafio de uma cidade criativa no Brasil é o enfrentamento da desigualdade social. Para os socialistas, uma cidade criativa é aquela que busca por meio da inovação soluções para prosperidade econômica e o bem-estar dos seus cidadãos.
“A cidade criativa une os interesses particulares aos interesses coletivos, o local ao global e o privado ao público, em torno de um sonho coletivo, além disso organiza políticas públicas e formata planos e eixos de desenvolvimento urbano baseados na criatividade, na inovação, na sustentabilidade e na participação da sociedade.”
Autorreforma do PSB
Com informações do PSB Nacional
O post Autorreforma: Economia Criativa e Cidades Criativas em debate apareceu primeiro em Socialismo Criativo.