O edital para o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública da Faculdade Miguel Arraes foi lançado e está selecionando candidatos às vagas para o segundo semestre de 2021. A graduação é em nível superior, pelo sistema de Ensino à Distância (EAD) e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O curso é gratuito.
O Edital Nº 1/2021 foi aprovado pelo Conselho em sua 3ª reunião, realizada em 16 de junho de 2021, e oferece 600 vagas. As vagas serão disponibilizadas, igualmente, entre mulheres e homens, restando a cada gênero 50%, ou seja, 300 vagas para homens e 300 para mulheres, destinadas a pessoas filiadas ou não ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Os interessados deverão realizar as inscrições de 09 a 23 de julho pelos sites www.fjmangabeira.org.br
O objetivo da Faculdade Miguel Arraes é realizar a formação política institucional, em nome do PSB, elaborando os conteúdos, organizando as atividades formativas nos níveis nacional, estadual e municipal.
Leia também: Ministro das Comunicação diz que TCU analisará edital do 5G em agosto
Fundação João Mangabeira e as capacitações
Em 1990 foi criada a Fundação João Mangabeira (FJM), com o objetivo de consolidar, aprofundar, difundir e construir o socialismo democrático, na atual fase em que o fracasso da experiência soviética e a arrogância da globalização neoliberal deixam perplexas todas as pessoas que acreditam e lutam por liberdade, democracia verdadeira, ética, solidariedade, justiça social, desenvolvimento sustentável e paz.
A FJM se propõe a dialogar com todos os militantes do socialismo, independentemente de sua filiação partidária, para debater a construção política que se oponha ao modelo capitalista, modelo individualista, consumista, excludente e devastador.
Para atingir esse objetivo, a Fundação João Mangabeira realiza e apoia a realização de ciclos de estudos, cursos, simpósios, conferências e seminários. Patrocina a realização de pesquisas e estudos de cunho econômico, social, cultural e político. Publica livros e/ou cartilhas que possam contribuir para a formação política do cidadão.
Autorreforma e o curso de formação política
A formação dentro e fora do ambiente político são ações defendidas na proposta de autorreforma que está em curso no PSB. Segundo as teses reunidas no livro 4, um movimento criativo implica a construção de uma estrutura partidária também criativa. Para os socialistas, é necessário o partido dar a contribuição para uma hipotética reinvenção da política.
“Realizar cursos de formação política e profissional administrativa para que os eleitos exerçam, com parâmetros e critérios administrativos, as atribuições pertinentes ao mandato.”
Autorreforma PSB
Os debates para a construção do novo programa do PSB ocorrem há cerca de dois anos. As 577 teses do Livro 4 da Autorreforma serão a base para o novo documento que será submetido ao Congresso Nacional dos socialistas, previsto para ser realizado entre os dias 26 e 28 de novembro deste ano.
O livro 4 da Autorreforma está dividido em cinco eixos principais: Reforma do Estado; Economia: prosperidade, igualdade e sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável e economia verde; Políticas sociais e cidades criativas; e Socialismo criativo, democracia e o partido que queremos.
O post Faculdade Miguel Arraes oferece curso gratuito em Gestão Pública apareceu primeiro em Socialismo Criativo.