O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Santa Catarina lançou o movimento “SC Potência Criativa” com a participação do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, e do presidente estadual, Claudio Vignatti. Ambos falaram sobre a importância da iniciativa catarinense que está no contexto da Autorreforma do PSB. A proposta do “SC Potência Criativa” é debater temas importantes e propor soluções inovadoras para o estado de Santa Catarina.
Criatividade e sustentabilidade na Autorreforma do PSB
Durante o evento, realizado na segunda-feira (7), Siqueira comentou que o título da introdução livro 4 da Autorreforma é “Brasil Potência Criativa e Sustentável” é o título.
“Quando falamos isso é porque nós temos um país de potencialidades fantásticas, de crescimento e de desenvolvimento econômico e sustentável, principalmente na área de biodiversidade, assim como Santa Catarina”.
Carlos Siqueira
Para Vignatti, o movimento tem o objetivo de construir um novo modelo político de governança para o estado. Cerca de dez temas serão debatidos, em reuniões regulares ao longo do ano, com o propósito de gerar soluções para o estado de Santa Catarina.
Autorreforma do PSB
O projeto “SC potência Criativa” está integrado ao processo da Autorreforma do PSB, que tem como principal pilar a construção de um novo programa que direcione a comunidade socialista brasileira nos próximos anos do século 21. O projeto atualiza conceitos históricos e transforma os ideais socialistas para a realidade atual.
No livro, Carlos Siqueira afirma que o PSB não pode esperar que o sistema público se organize sozinho. O partido tem que se manter fiel aos compromissos históricos com a população, para alcançar a modernização que o momento histórico exige.
Um dos cincos eixos sustentadores da Autrorreforma é a política social, por isso o projeto “SC Potência Criativa” é fundamental para o plano de ação do programa. Propor estratégias radicais e criativas no combate de temas centrais da sociedade é fundamental para combater a crise atual.
Lançamento do SC Potência Criativa
A iniciativa do PSB-SC realizará encontros periódicos que terão como foco a busca por soluções que melhorem a vida do catarinense. Cada reunião contará com um relator para registrar e aprofundar os estudos sobre os debates.
Siqueira também destacou que durante o processo da Autorreforma, o PSB vai se repaginar para encarar os desafios do século 21 e atualizar o sistema politico “necrosado”.
“Somos um partido de 1947. Estamos vivendo uma crise no Brasil e no mundo, sobretudo política, mas também ambiental, econômica e social. O mundo político precisa se reorganizar e a nossa Autorreforma tem a ver com a autocrítica que achamos que todos os partidos políticos deveriam fazer.”
Carlos Siqueira
Para Siqueira, com a crise política que vivemos, a democracia morre diariamente. “Ou nós reagimos prontamente a uma mudança profunda ou contribuiremos com a falência completa da democracia. E isso não nos interessa e não deveria interessar a nenhum brasileiro, sobretudo aqueles que mais precisam de políticas públicas”, avaliou.
O presidente do PSB Nacional ainda destacou que a solução para essa crise é política. “A saída é politica, mas não uma qualquer. É indicando caminhos para diferentes áreas, que é o que temos feito na Autorreforma. Se acertarmos na política, vamos dar oportunidade para melhores partidos, mais sólidos, mais programáticos interferirem na realidade, independente de ideologia, mas que tenham propostas para o país”, finalizou.
Confira a live
Com informações do PSB Nacional
O post Lançamento do “SC Potência Criativa” tem participação de Carlos Siqueira apareceu primeiro em Socialismo Criativo.