Em clima de unidade, o Congresso Estadual do PSB Bahia, debateu Autorreforma da legenda e elegeu os componentes da Comissão Provisória, que agora passa a constituir o novo diretório baiano. O evento realizado neste sábado (05), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) em Salvador, escolheu também os delegados (as) que irão representar o Estado no Congresso Nacional, que será realizado em Brasília no final de abril.
O evento foi conduzido pela presidente estadual, deputada federal Lídice da Mata, e pelo integrante da Executiva Nacional, Domingos Leonelli, que também é coordenador do site Socialismo Criativo. Além de dirigentes da legenda, deputados (as), prefeitos (as), vice-prefeitos (as), integrantes e militância socialista de diversos municípios baianos. O secretário geral de Salvador, Fábio Lima, realizou a mediação.
O Congresso foi realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo Facebook do PSB Bahia. Leonelli ressaltou a coragem da decisão do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, de marcar sua gestão como a que realizou uma verdadeira revolução interna no PSB.
“Esse foi o processo mais radicalmente democrático da história de um partido no Brasil. Em três anos de debate tivermos uma ampla participação da militância em um processo inteiramente aberto. E todas as sugestões são consideradas: ou entrarão na Tese 6 da Autorreforma do PSB ou irão compor o que chamamos de Caderno de Emendas, que serão discutidas no Congresso de abril”, explica o socialista.
Ele destacou pontos importantes das cinco teses publicadas até agora, tais como o projeto econômico, biotecnológico e sustentável da Amazônia 4.0. E também destacou a necessidade de realizar uma “reforma profunda” na política. Até o momento são 442 teses, divididas em cinco eixos temáticos: Reforma do Estado; Economia: Prosperidade, Igualdade e Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde; Políticas Sociais e Cidades Criativas; e Socialismo Criativo, Democracia e o Partido que Queremos.
“Nosso partido foi o único que decidiu fazer autocrítica“
A deputada estadual Fabiola Mansur ressaltou a importância de unificar as forças no atual cenário político brasileiro para combater o retrocesso em que o Brasil está mergulhado. “O nosso partido foi o único que decidiu fazer uma autocrítica. As teses da Autorreforma vão ser a bússola para proteger a democracia e unificar as forças.”
“Precisamos defender a igualdade e a paridade entre gêneros, na luta antimachiista, antirracista e pelo março Mulher. Com um destaque na defesa dos movimentos sociais, porque é a militância que faz o partido. Nós só enfrentaremos os desafios, aprofundando a política”, completou Mansur.
O deputado estadual Angelo Almeida destacou a força do PSB na Bahia e citou quadros nacionais como Marcelo Freixo e Flavio Dino, “que vieram para o partido e, hoje, retratam essa força. E figuras representativas, como Domingos Leonelli e a deputada Lidice da Mata, que fazem parte dessa construção histórica de crescimento do partido na Bahia”.
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, sugeriu a realização de um encontro nacional para que prefeitos (a) socialistas possam contribuir nesse processo. O vice-prefeito de Ilhéus e suplente de senador, Bebeto Galvão, destacou a importância de analisar o passado e aprender com os erros. “Um partido com a característica do nosso, com 74 anos de existência, que modulou a sua história, assentado nas lutas sociais, democráticas, não poderia ter outro caminho. É caro para um partido de esquerda, ser de esquerda e ter a compreensão de se autorreformar e de fazer uma autocrítica permanente e é isso que nós estamos a fazer”, avaliou.
Eleições Estaduais na Bahia
A deputada federal Lidice da Mata fez uma análise do cenário político atual no Estado e afirmou que apesar da nova chapa ainda não estar definida o partido segue com o apoio nacional à candidatura do ex-presidente Lula. “No PSB nossa reivindicação básica é que todo o processo seja montado de maneira coletiva entre os partidos da base. Acredito que temos força para ganhar a eleição. A Bahia tem mais de 60% de apoio à candidatura de Lula”, avaliou. A deputada comentou também o momento de instabilidade gerado com a retirada da candidatura de Jaques Wagner ao governo da Bahia e a proposta de substituição dele por Otto Alencar (PSD). Com a adequação, o governador Rui Costa passa a concorrer a uma vaga no Senado Federal.
De Comissão Provisória a Diretório Estadual
De acordo com o secretário Fábio Lima, o PSB da Bahia se constituía como comissão provisória e, nesta eleição, passa a ser Diretório Estadual com mandato de três anos, eleito por delegados de diversos municípios do Estado, tendo a participação de mais de 150 cidades das diversas regiões da Bahia.
Eleição da Chapa
O novo diretório foi eleito por unanimidade e aclamação Chapa Única . diretório, conselhos de ética e fiscal e os delegados ao congresso nacional foi eleito
Membros eleitos na Executiva Estadual:
Lídice da Mata – presidente estadual;
Rodrigo Hita – vice-presidente;
Fabíola Mansur – 2ª vice-presidente;
Angelo Almeida – 3º vice-presidente;
Bebeto Galvão, secretário-geral;
Antonio Tramm – Tesoureiro;
Emerson – 2º Tesoureiro;
Alisson Gonçalves – 1º Secretário;
Claudemir Nonato (PIG) – 2º Secretário;
Beto – Secretaria Especial;
Elmo Vaz – Secretaria Especial;
Selma Pereira – Secretaria Especial;
Zé Carlos – Secretaria Especial;
João Carlos – Secretaria Especial;
Silvio Humberto – Secretaria Especial;
Domingos Leonelli – Secretaria Especial;
Keila Reis – Secretaria Especial;
Cássia Magalhães – Secretaria Especial;
Fábio Lima – Integrante da Executiva Estadual;
Jadson Alves – Inclusã;
André Lima Alves – Sindical;
Luciana Cruz – Mulheres;
Lázaro – MPS;
Durval Azevedo – NBS;
Luiz Henrique – JSB;
Onã Rudá – LGBTQIA+;
Membros do Diretório:
Arnaldinho Oliveira, Dailton Filho, Wilson Cardoso, Leandro Dantas, João Pedro, Samuel Nonato, Cristina, Geo Galego, Adnailton, Fátima Trabuco, Fidel Marx, Samara, Vitor Gantois, Cesar Porto, Carlucho, Solange Aquino, Roberto Tourinho, Edvaldo Mendes (Zulu), Ananias, Claiton Lins, Diego Batista, Debora Cabral, Dirceu Regis e Everaldo Braga.
Ao final do ato, foi realizado o ato de filiação de Marizete Santiago, Nilo e Sônia Regiba, junto aos novos filiados de Salvador Elisson Gomes e Onã Rudá.
O post PSB Bahia elege diretório estadual e debate a Autorreforma apareceu primeiro em Socialismo Criativo.