O deputado estadual pelo Rio de Janeiro e ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, é o convidada do 18ª live da série “Revolução Brasileira no Século 21”. O evento vai abordar “a questão ambiental” e será nesta quarta-feira (23), às 17h. O debate será transmitido pelo Socialismo Criativo e pelas redes do PSB.
Em seu nono mandato de deputado estadual, Minc é recordista de aprovação de leis no Rio de Janeiro: 212 até agora. Defensor do socialismo libertário, luta por mais qualidade de vida e pela preservação ambiental, pelos direitos de cidadania, das mulheres, dos negros, dos homossexuais – combatendo o machismo, o racismo, a homofobia, a intolerância religiosa.
A série de lives integra as discussões sobre a Autorreforma do PSB e é promovida pelo Instituto Pensar, o site Socialismo Criativo e o Partido Socialista Brasileiro (PSB). O evento também contará com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira; do membro do Diretório Nacional do PSB, Domingos Leonelli; e da integrante da direção da Juventude Socialista Brasileira (JSB) Juliene Silva. A mediação será feita por James Lewis.
Quem é Carlos Minc
Nascido em 1951, no Rio de Janeiro, Minc é casado e pai de dois filhos. Estudou no Colégio Aplicação da UFRJ. Foi vice-presidente da AMES (Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas) em 1967, tendo participado da resistência contra a ditadura militar. Exilado, voltou ao Brasil em 1979, com a Anistia.
Em 1989, recebeu o Prêmio Global 500, concedido anualmente pela ONU aos que se destacam mundialmente nas lutas em defesa do meio ambiente.
Professor-adjunto licenciado do Departamento de Geografia da UFRJ, obteve o mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Lisboa (1978) e doutorou-se em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris I – Sorbonne (1984).
De maio de 2008 a março de 2010, foi ministro do Meio Ambiente (MMA). Reeleito deputado em 2010, Minc voltou a exercer o cargo de secretário do Ambiente, de janeiro de 2011 a fevereiro de 2014.
À frente do Ministério do Meio Ambiente, Minc criou parques nacionais e reduziu à metade o desmatamento da Amazônia; um feito histórico. E fez com que o Brasil passasse a contar com uma política e um fundo nacional de clima, com metas de redução das emissões de gases-estufa.
Autorreforma do PSB e a Revolução Brasileira
Caio da Silva Prado Júnior foi um historiador, geógrafo, escritor, filósofo e político. Autor do livro “A revolução brasileira”, lançado em 1966, ele iniciou uma tradição historiográfica identificada com o marxismo, buscando uma explicação diferenciada da sociedade colonial brasileira.
“A teoria da revolução, para ser algo de efetivamente prático na condução dos fatos, será simplesmente – mas não simplisticamente – a interpretação da conjuntura presente e do processo histórico de que resulta. Processo esse que na sua projeção futura dará cabal resposta às questões pendentes. É nisso que consiste fundamentalmente o método dialético. Método de interpretação, e não receituário de fatos, dogma, enquadramento da evolução histórica dentro de esquemas abstratos preestabelecidos.”
Caio da Silva Prado Júnior
Ciclo de debates sobre a Revolução Brasileira
A live também será transmitida pelo Facebook do PSB e do Socialismo Criativo. Já participaram do ciclo de debates o professor universitário e epidemiologista Pedro Hallal, a advogada, mestre em direito constitucional e especialista em gestão pública Isabel Figueiredo; o deputado federal e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados Aliel Machado (PSB-PR); o líder da Oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ); a antropóloga e ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Claudia Leitão; o historiador e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) Jones Manoel; a deputada socialista Lídice da Mata (PSB-BA); o governador do Maranhão, Flavio Dino; o deputado constituinte Hermes Zaneti; os economistas Marco Antonio Cavalieri e Luiz Gonzaga Belluzo; o geógrafo Elias Jabbour; o professor José Luiz Borges Horta; o socialista e ex-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) Jonas Donizette; e o mestre em cultura e sociedade Zulu Araújo.
Confira tudo o que rolou sobre a Revolução Brasileira.
O post Revolução Brasileira: Carlos Minc é o convidado da live desta quinta apareceu primeiro em Socialismo Criativo.