Nesta quarta-feira (04), a Comissão de Sistematização do PSB concluiu a revisão do Livro 6 da Autorreforma “Proposta de Novo Programa do PSB”, com as contribuições recebidas durante o XV Congresso Nacional do PSB. Trabalhando incansavelmente, a comissão analisou cerca de 200 propostas de emendas aditivas, supressivas ou modificativas apresentadas nos cinco grupos de trabalho referente aos cinco eixos e ao Manifesto do Livro 6, apresentado aos congressistas.
A comissão é composta por cinco membros: Domingos Leonelli, Paulo Bracarense, Sinoel Batista, Juliene Silva, Raissa Rossiter, e presidida por Carlos Siqueira. As emendas apreciadas inicialmente, foram as que constavam no Caderno de Emendas e que foram defendidas por seus autores ou interessados nas modificações. Embora, o regimento só permitisse a discussão de emendas constantes no caderno, as coordenações dos grupos de trabalho flexibilizaram e aceitaram como emendas de redação as propostas relevantes de iniciativa dos congressistas. Segundo, Domingos Leonelli “este foi o mais importante congresso do partido desde a sua fundação.”
Leia Mais: PSB aprova Autorreforma e defende parlamentarismo
Ao final, o novo Programa do PSB e o novo Manifesto, foram compostos por mais de 500 teses, divididas entre os eixos de Reforma do Estado, Economia e Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde, Políticas Sociais e Cidades Criativas, Socialismo Criativo, Democracia e o Partido que queremos. É importante que se destaque que processo da Autorreforma do PSB teve inicio em novembro de 2019 e foi concluído agora em abril de 2022, tendo sido o mais radicalmente democrático processo de reforma de um programa de partido.
Quanto ao Manifesto, foi praticamente unânime a aprovação do mesmo, com pequenos acréscimos. O manifesto, aliás, foi lido por todos os grupos de trabalho e apresentado pelo presidente Carlos Siqueira na plenária do XV Congresso. Ainda consta no Livro 6, agora transformado no Novo Programa do PSB, um informe da Direção Nacional do partido intitulado “Brasil, potência criativa e sustentável”, onde se registram as principais potencialidades para um projeto nacional de desenvolvimento.
O post Comissão de Sistematização do PSB conclui revisão da Autorreforma apareceu primeiro em Socialismo Criativo.