O XV Congresso Constituinte da Autorreforma do PSB que aconteceu na semana passada, em Brasília, contou com a participação de militantes socialistas e pré-candidatos que vão concorres às eleições 2022, em diversos cargos. O pré-candidato a deputado estadual Tiago Gomes (PSB-RJ) foi um deles. Em entrevista ao Socialismo Criativo, Gomes contou um pouco da sua trajetória na carreira política.
“Desde 2014, eu comecei a ser sondado por conta do projeto de minha autoria, o ‘Favela Criativa’, por vários grupos políticos e candidatos e entendi que naquele momento, eu não estava preparado, nem amadurecido o suficiente para encarar uma candidatura. Então a partir de 2014, eu venho amadurecendo esse projeto, construindo um grupo político, o que é muito difícil. Eu acho que o grande ‘start’ foi o meu envolvimento com Biblioteca Parque de Manguinhos [localizada na favela de Manguinhos, no Rio]. Quando você realiza uma política pública que faz diferença na vida das pessoas e a população entende isso, a população se apropria e isso foi um marco na na na minha trajetória porque eu entendi o quão é importante, através daquela biblioteca, naquela comunidade, uma política pública bem feita, que faz sentido para aquelas pessoas”, afirmou Tiago Gomes.
O pré-candidato continuou a sua fala, ratificando sua motivação para entrar para o mundo político.
“Ou a gente continua de onde nós estamos: uma sociedade desigual e injusta, homofóbica, racista, machista. Ou a gente parte para o debate público para fazer uma sociedade com ela deveria ser: justa e igualitária, sem racismo, sem homofobia, sem machismo. Acho que é um pouco isso que me trouxe para esse lugar, para arena pública”. Tiago Gomes
Leia também: João e Janete Capiberibe debatem a Autorreforma no Congresso do PSB
Tiago Gomes, que foi presidente do Conselho Estadual de Juventude, no Rio, explicou as razões pelas quais escolheu o PSB para se filiar.
“Primeiro, o que me trouxe para o PSB é a trajetória de um partido que combateu a ditadura, que é um defensor ferrenho da democracia. A segunda questão que me fez vir para o PSB é que eu acho que o PSB é a esperança da esquerda brasileira. Acho que o PSB com Autorreforma, com a autocrítica, a gente tem a chance de compor um partido com quadros muito qualificados, construindo um projeto de Brasil que eu acredito e que quero contribuir. Eu estou feliz demais em estar no PSB”, enfatizou Tiago Gomes.
O pré-candidato, que também é professor, destacou a importância do Congresso e do debate feito em torno da Autorreforma.
“A Autorreforma do PSB é fundamental. Outros partidos de esquerda deveriam ter feito isso e não fizeram, e vão ficar ‘na sombra’ da história. O PSB sai na frente quando faz esse tipo de Congresso, discutindo, olhando as suas ‘feridas’ e tentando curá-las porque a gente só pode apontar para o futuro, se a gente refletir sobre o passado.” Tiago Gomes
“Entender quais são os nossos ativos, quais foram nossos passivos, e apontar para um futuro. Esperança é a palavra. Esperança com ação. É isso que o PSB está fazendo quando ele faz uma autorreforma”, completou Tiago Gomes.
O post “Só podemos apontar para o futuro, se refletirmos o passado”, diz Tiago Gomes apareceu primeiro em Socialismo Criativo.