O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou ser importante que o Brasil defina o que pretende fazer com a Amazônia quando o assunto é exploração e preservação. Siqueira participou na noite desta quinta-feira (21), da 23ª edição do ciclo de debates “Revolução Brasileira no Século 21”, que abordou a questão climática.
Também participaram do encontro o governador do Espírito Santo e recém-eleito presidente do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande (PSB), e o integrante da Comissão de Sistematização da Autorreforma, Domingos Leonelli. A mediação foi feita por James Lewis.
Siqueira destacou a proposta do PSB em sua Autorreforma sobre a Amazônia 4.0. “Quando se fala em meio ambiente, os olhos do mundo estão voltados para a Amazônia e é importante que o Brasil saiba o que quer fazer dela. Não basta dizer apenas que não pode desmatar, isso é necessário. Mas no nosso programa que está sendo proposto para o Congresso Constituinte, temos a Amazônia 4.0, que propõe a preservação, mas também a exploração sustentável da Amazônia, sem derrubar um único pé de árvore”, disse.
Por meio de nossa proposta, o partido defende estudos e pesquisas da biodiversidade e da biotecnologia da Amazônia no Brasil. Além disso, propõe a transformação destes conhecimentos em empreendimentos econômicos para os moradores locais e para a própria região.
“Queremos explorar as riquezas da Amazônia para o Brasil, com os brasileiro e também, sem xenofobismos, com cooperação internacional. Mas é preciso que o país tenha um projeto, e é o que estamos propondo na Autorreforma, que sirva não apenas para a Amazônia, mas também para o país, do ponto de vista econômico e ambiental, e para todo o planeta”, defendeu Siqueira.
O governador Casagrande criticou a forma como o governo federal trata o tema meio ambiente e afirmou que o Brasil pode ser mais audacioso e protagonista nesse assunto. “O Brasil tem condições para isso, ele sempre foi protagonista nessas conferências. O problema do Brasil é o que estamos vivendo nesse momento e o país vai chegar como um vilão na COP 26 porque estamos com um nível de desmatamento e de queimadas muito intenso e o governo brasileiro ajudou a construir uma imagem negativa do Brasil. Por isso, o Brasil, mesmo com uma riqueza de biodiversidade, terá que se defender muito nessa Conferência pela forma que o governo federal se apresentou nesse assunto”, referiu-se à realização da COP 26 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas), em Glasglow, na Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro.
O socialista destacou que a crise climática, assim como os demais tipos de crises, atinge primeiramente e mais profundamente as pessoas mais pobres. Ele citou como exemplo os eventos climáticos intensos dos últimos anos, como as migrações por falta de água, os furacões, tufões, chuvas intesas que causam inundações e que vem atingindo diversos países no mundo.
Por isso, Casagrande defendeu o trabalho em algumas frentes para superar os problemas referentes ao clima. A primeira delas é a redução das emissões de carbono por meio da plantação de florestas. A segunda é através de investimentos em inovação tecnológica envolvendo governos com políticas públicas, empreendedores e o consumo responsável. Já a terceira frente é a de adaptação, com obras de contenção de comportas, barragens, saneamento básico, estações de bombeamento de águas pluviais, entre outras.
Para Leonelli, a questão do clima é universal, atingindo tanto o capitalismo quanto o socialismo, e o Brasil precisa ter um projeto nacional de desenvolvimento que incorpore as vantagens competitivas do país por meio da Amazônia 4.0. “A introdução do nosso livro de teses da Autorreforma se chama “Brasil, potência criativa e sustentável”, onde a criatividade se junta à sustentabilidade e daí vem a ideia da exploração e do aproveitamento mais racional da Amazônia, da floresta em pé, e da criação de uma nova economia baseada na ciência, na tecnologia, na inovação para a Amazônia que aproveita o que já está sendo feito”.
Assista o debate na íntegra abaixo:
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional
O post Em live, socialistas defendem projeto sustentável e recuperação de liderança brasileira no meio ambiente apareceu primeiro em PSB 40.