O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, lançou neste sábado (21) o Livro 5 das Teses da Autorreforma do partido, durante reunião virtual do Diretório Nacional. A publicação, com recentes atualizações e contribuições de especialistas e filiados, já está disponível para download aqui.
Durante a reunião foram divulgados prazos para a apresentação de emendas e informações sobre como os filiados podem participar durante esta etapa do processo. O livro será discutido em todos os congressos estaduais e municipais programados para os próximos meses.
No momento em que anunciou o livro 5, Siqueira explicou que o material, produzido coletivamente, corresponde à proposta do novo programa e manifesto do partido.
“Esse projeto vem sendo desenhado desde a apresentação que fizemos em uma reunião do Diretório Nacional, há quase dois anos; após a decisão de abrir o processo de Autorreforma, convocamos a Conferência Nacional, que aconteceu no Rio de Janeiro”, lembrou.
O livro é composto de 442 teses, divididas em cinco eixos temáticos.
A partir do lançamento de hoje (21), novas emendas podem ser apresentadas e serão apreciadas pela comissão de sistematização da Autorreforma. Essas intervenções podem ser feitas por filiados, militantes, simpatizantes ou qualquer pessoa que queira contribuir com o aperfeiçoamento do novo programa.
O vice-presidente de Relações Institucionais, Beto Albuquerque, destacou a qualidade e abrangência das teses da autorreforma e disse que elas servirão de base para um grande programa de governo socialista. Albuquerque também convocou a todos os colegas de partido a se se aprofundarem no estudo do novo livro.
“O nosso manifesto não é um programa de governo, mas ele tem um fundamento político, um conteúdo profundo sobre todas as áreas, como educação, saúde, questões de gênero, desenvolvimento econômico. Questões da democracia, da Amazônia. Embora ele não seja um programa de governo, a sua abrangência, de certa forma, e profundidade, permite ser ponto de partida a muitos programas de governos para o ano que vem”, disse.
O líder do PSB na Câmara, deputado Danilo Cabral (PE), relembrou o momento delicado que o governo Bolsonaro vive, evidenciado pelas pesquisas que apontam grande queda na aprovação de sua gestão e uma “convulsão social imposta”.
“O PSB está dando um exemplo diante da crise política que estamos vivendo, é uma vida nova, um caminho que está sendo apresentado para o Brasil”, pontuou Cabra, referindo-se ao processo de autorreforma.
Ao comentar o Eixo Temático III do Livro, Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde, Alessandro Molon, líder da oposição na Câmara, reforçou a importância de um projeto nacional que dê mais importância ao tema e sugeriu o acréscimo de um ponto que critique a recente aprovação da câmara da mudanças da Lei e Licenciamento e facilitação da grilagem de terras.
Confira abaixo as datas das principais atividades até o XV Congresso Nacional Constituinte Da Autorreforma do Partido Socialista Brasileiro, e no documento em anexo, todas as orientações para participar e contribuir com os debates até 2022.
Realização dos Congressos
Zonais / Municipais
25 de agosto de 2021 a 20 de fevereiro de 2022
Estaduais / Distrital
30 de setembro de 2021 a 30 de março de 2022
Nacional
28, 29 e 30 abril de 2022.
Oficinas da Autorreforma
13/09/21 – Cultura
27/09/21 – Economia Criativa
18/10/21 – Socialismo
08/11/21 – Parlamentarismo
BAIXE AQUI O PROGRAMA DE ATIVIDADES DA AUTORREFORMA.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional
O post Livro 5 da Autorreforma é lançado em reunião do Diretório Nacional; confira calendário de atividades apareceu primeiro em PSB 40.