O presidente do PSB Nacional, Carlos Siqueira, disse que os segmentos sociais do PSB são a grande força do partido e que são os militantes que podem corrigir as deformações, que devem ser enfrentadas e não escondidas.
“O PSB tem suas deformações, não podemos e não vamos escondê-las, temos que enfrentá-las, e só quem pode corrigir esses erros são os militantes. Mandatário não é dono de partido. Vamos exercer a cidadania democratizando o PSB, porque essa autorreforma tem como essência o empoderamento dos seus militantes”, afirmou Siqueira, neste domingo (1), durante a abertura do IV Encontro Internacional Mulheres Socialistas, no Rio de Janeiro.
Com painéis sobre os principais temas da conjuntura atual da América Latina e do papel das mulheres socialistas na luta política e na defesa da democracia, o evento vai até segunda-feira (2), promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres (SNM) do PSB. Participam lideranças, militantes e representantes de diversos partidos socialistas da América Latina.
Siqueira defendeu regras para impulsionar a atuação feminina no partido. Uma das ideias é prever que todos os Estados cumpram a meta de participação mínima de mulheres.
“Fiquei um pouco decepcionado no último Congresso Nacional do PSB por não alcançarmos a meta de participantes mulheres de 30%. Esse é um compromisso nosso. Se no próximo Congresso algum Estado não cumprir a meta, ele vai perder espaço e outros estados completarão o número que falta. Isso entrará no regimento do Congresso”.
Outra exigência é que cada comissão criada nos Estados para o processo de Autorreforma cumpra a meta de 30% de participação feminina. “Ainda não há, formalmente, uma comissão, apenas um grupo de companheiros do PSB e de especialistas que formaram os subsídios apresentados. A partir do que foi construído aqui teremos um documento que será levado à Executiva e depois vamos criar as comissões”, explicou.
“Há 20 anos teve início o processo de incentivo da participação feminina no partido, desde então, elas não pararam de buscar integração ao movimento, e hoje eu tenho a honra de ver todas essas mulheres reunidas aqui no Rio de Janeiro”, disse o presidente do PSB.
“Hoje tive a honra de conhecer as participantes da Juventude Socialista Brasileira Feminista, ver todas essas jovens agregadas ao movimento do nosso partido é maravilhoso”, destacou.
Confira as imagens do encontro:
Assessoria de Comunicação/PSB nacional